O que é deficiência intelectual?

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deficiência intelectual

A deficiência intelectual, antigamente chamada de retardo mental, é caracterizada por inteligência ou capacidade mental abaixo da média e pela falta de habilidades necessárias para o dia-a-dia.

Pessoas com deficiências intelectuais podem e realmente aprendem novas habilidades, mas aprendem mais lentamente. Existem vários graus de deficiência intelectual, de leve a profunda.

Como acontece a deficiência intelectual?

A deficiência intelectual envolve problemas com habilidades mentais gerais que afetam o funcionamento em duas áreas:

  • funcionamento intelectual (como aprendizado, resolução de problemas e julgamento)
  • funcionamento adaptativo (atividades da vida cotidiana como comunicação e vida independente)

A deficiência intelectual afeta cerca de um por cento da população e, desses, cerca de 85% têm deficiência intelectual leve. Os homens são mais propensos do que as mulheres a serem diagnosticados com deficiência intelectual.

Diagnóstico

A deficiência intelectual é identificada por problemas no funcionamento intelectual e adaptativo.

O funcionamento intelectual é avaliado com um exame por um médico e por meio de testes padronizados. Embora uma pontuação específica de teste de QI em grande escala não seja mais necessária para o diagnóstico, o teste padronizado é usado como parte do diagnóstico da condição.

Uma pontuação de QI em torno de 70 a 75 pontos indica uma limitação significativa no funcionamento intelectual. No entanto, o total do QI deve ser interpretado no contexto das dificuldades da pessoa em habilidades mentais gerais. Além disso, as pontuações nos subtestes podem variar consideravelmente, de modo que o score total do QI possa não refletir com precisão o funcionamento intelectual geral.

Três áreas de funcionamento adaptativo são consideradas:

  • Conceitual – linguagem, leitura, escrita, matemática, raciocínio, conhecimento, memória
  • Social – empatia, julgamento social, habilidades de comunicação, a capacidade de seguir as regras e a capacidade de fazer e manter amizades
  • Prático – independência em áreas como cuidados pessoais, responsabilidades de trabalho, gerenciamento de dinheiro, recreação e organização de tarefas escolares e de trabalho

O funcionamento adaptativo é avaliado por meio de medidas padronizadas com o indivíduo e entrevistas com outras pessoas, como familiares, professores e cuidadores.

A deficiência intelectual é identificada como leve (a maioria das pessoas com deficiência intelectual pertence a essa categoria), moderada ou grave. Os sintomas de deficiência intelectual começam durante a infância ou a adolescência. Atrasos na linguagem ou habilidades motoras podem ser vistos até os dois anos de idade. No entanto, níveis moderados de deficiência intelectual podem não ser identificados até a idade escolar, quando a criança pode ter dificuldades acadêmicas.

Causas

Existem muitas causas diferentes de deficiência intelectual. Ela pode estar associada a uma síndrome genética, como síndrome de Down; pode desenvolver-se após uma doença como meningite, coqueluche ou sarampo; pode ser devido a traumatismo craniano durante a infância; ou pode resultar da exposição a toxinas como chumbo ou mercúrio.

Outros fatores que podem contribuir para a deficiência intelectual incluem má-formação cerebral, doença materna e influências ambientais (álcool, drogas ou outras toxinas). Uma variedade de eventos relacionados ao trabalho de parto, infecção durante a gravidez e problemas no nascimento, como não receber oxigênio suficiente, também podem contribuir.

Tratamento

A deficiência intelectual é uma condição vitalícia. No entanto, intervenções precoces e contínuas podem melhorar o funcionamento e permitir que a pessoa prospere durante toda a sua vida. Pode também ser influenciada por condições médicas ou genéticas subjacentes e por condições simultâneas.

Uma vez feito o diagnóstico, a ajuda para os indivíduos com deficiência intelectual é focada em observar os pontos fortes e as necessidades do indivíduo e os apoios que ele precisa para trabalhar em casa, na escola/trabalho e na comunidade.

Condições subjacentes

Algumas condições de saúde mental, neurodesenvolvimento, médicas e físicas frequentemente co-ocorrem em indivíduos com deficiência intelectual, incluindo paralisia cerebral, epilepsia, TDAH, transtorno do espectro autista e transtornos de depressão e ansiedade.

Identificar e diagnosticar condições simultâneas pode ser desafiador, por exemplo, reconhecer a depressão em um indivíduo com capacidade verbal limitada. No entanto, diagnóstico e tratamento precisos são importantes para uma vida saudável e satisfatória para qualquer indivíduo.

Dicas para os pais

  • Aprenda sobre a deficiência do seu filho;
  • Conecte-se com outros pais de crianças com deficiências;
  • Seja paciente: aprender pode ser mais devagar para o seu filho;
  • Incentive a independência e a responsabilidade;
  • Procure oportunidades em sua comunidade para atividades sociais, recreativas e esportivas

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