Como elaborar atividades para alunos com deficiência intelectual?

0
154
Visualizações
deficiência intelectual

A deficiência intelectual é um termo usado quando uma pessoa tem certas limitações no funcionamento mental e em habilidades como comunicação, cuidado de si e habilidades sociais. Essas limitações farão com que a criança aprenda e se desenvolva mais lentamente do que uma criança típica.

Crianças com deficiências intelectuais (às vezes chamadas de deficiências cognitivas ou, anteriormente, retardo mental) podem levar mais tempo para aprender a falar, caminhar e cuidar de suas necessidades pessoais, como se vestir ou comer. Eles provavelmente terão problemas para aprender na escola. Eles vão aprender, mas vai demorar mais tempo.

Traços Comuns

Um QI abaixo de 70 a 75 indica uma deficiência intelectual, de acordo com o Centro Nacional americano de Divulgação para Crianças com Deficiência, (da sigla em inglês, NICHCY). Os déficits em “comportamento adaptativo” se mostram mais difíceis de avaliar.

Os fatores considerados incluem a capacidade de compreender e participar de uma conversa, entender e seguir normas sociais e realizar atividades como vestir-se e usar o banheiro. NICHCY explica que as causas das deficiências intelectuais variam de problemas de gravidez e complicações no nascimento a condições genéticas (como síndrome de Down e X frágil) e problemas de saúde no início da vida, incluindo doenças como sarampo e contato com substâncias venenosas como chumbo e mercúrio.

Desafios Educacionais

Hora de respirar fundo. Pais, você pode ter dúvidas sobre o caminho educacional de seu filho e seu futuro à longo prazo. Professores, certamente você pode ver que educar alunos com deficiências intelectuais envolve inúmeros desafios. Ainda assim, NICHCY enfatiza: “Eles vão aprender, mas vai demorar mais tempo”.

Obviamente, uma deficiência intelectual cria muitos desafios educacionais que devem ser superados. Esses incluem:

  • Problema na compreensão de novos conceitos;
  • Comportamento inapropriado;
  • Vocabulário limitado;
  • Dificuldade em realizar tarefas complexas.

Dicas para professores e pais

Educar pessoas com deficiência intelectual requer consciência e muita paciência. Consciência envolve um esforço consciente para escolher atividades e palavras com sabedoria. Por exemplo: se um aluno demonstrar talento artístico, encoraje-o fornecendo tarefas atribuídas a esse conjunto de habilidades. Os pais podem ajudar sugerindo atividades relacionadas que seus filhos possam usar como hobbies. Além disso, a escolha cuidadosa de suas palavras reduzirá possíveis problemas causados pelos vocabulários limitados dos alunos.

A paciência é um componente integral na abordagem dos desafios educacionais mencionados anteriormente. Você provavelmente precisará repassar lições ou corrigir o comportamento inadequado de um aluno várias vezes. Uma maneira de tornar a repetição mais eficaz é acompanhar a instrução verbal com sugestões adicionais; por exemplo, mostre fotos para reiterar as instruções faladas.

Para combater a dificuldade em completar tarefas complexas, o NICHCY aconselha a dividir essas tarefas em pequenos passos. A organização também recomenda dar feedback imediato para ajudar a criança a aprender quando ela está executando uma etapa corretamente.

Uma dica final não corresponde necessariamente a nenhum obstáculo acadêmico específico, mas aborda o foco educacional como um todo, pelo menos no ensino médio. Analise o conjunto de habilidades do aluno para decidir como proceder com a transição para a vida adulta. Por exemplo, um aluno tem as capacidades que permitirão que o aluno viva sozinho? Se assim for, os anos posteriores da escola devem se concentrar em melhorar as habilidades que lhe permitirão viver de forma independente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome