4 motivos para fazer uma especialização em Comunicação Alternativa

0
113
Visualizações
Comunicação Alternativa

A Comunicação Alternativa é utilizada para ajudar as pessoas que não possuem a capacidade plena de fala. Também serve para quem ainda não desenvolveu a habilidade de escrita. Diante de casos como esses, neste artigo iremos ver quatro motivos para você realizar uma especialização nessa área.

Motivos para fazer uma especialização em Comunicação Alternativa

O primeiro motivo é a inclusão do indivíduo através desse meio alternativo de comunicação social para deficientes físicos. Por exemplo, é utilizado um sistema de gráficos que contêm símbolos em forma de desenhos e sinais. Também são usadas expressões corporais, sons digitalizados e gestos com as mãos, para se relacionar com pessoas deficientes. Entre elas, há quem sofreu Acidente Vascular Cerebral (AVC), surdez, paralisia no cérebro e problemas de raciocínio, entre outros.

A segunda motivação é o aumento da criatividade dessas crianças, estimulando-as a desenvolverem sua capacidade de raciocínio e atividades sensoriais. Para isso, o profissional deve obter um planejamento prévio sobre os procedimentos que serão realizados para atender o paciente.

O especialista precisa verificar as tarefas que seu cliente executa durante o seu dia a dia. Assim também, o que pode ser alterado para facilitar o relacionamento interpessoal é analisado. Com isso, a independência da pessoa em seu cotidiano aumenta, alcançando mais liberdade em suas atividades básicas.

O terceiro ponto é o grande aprendizado que é alcançado de ambos os lados. Tanto aquele que trabalha em Comunicação Alternativa como o que é atendido adquirem experiências enormes de conhecimento. Além disso, atendem uma camada da população que normalmente é desamparada pela sociedade, durante e depois do processo de adaptação.

Com isso, a pessoa terá a chance de expressar seus pensamentos e sentimentos com relação ao que deseja transmitir para alguém. Dessa maneira, o profissional amplia os meios de orientar o relacionamento daqueles que necessitam do amparo de uma Comunicação Alternativa.

A quarta motivação é o fato de você promover a autoestima de pessoas portadoras de necessidades especiais. Uma das principais maneiras de se comunicar com quem possui surdez é através de Libras. Ela é a língua brasileira de sinais, utilizada como um padrão de comunicação para os que possuem a capacidade de audição comprometida.

Porém, os familiares e pessoas que convivem ao redor devem aprender também esse tipo de língua. Isso porque haverá um melhor relacionamento entre eles, de tal forma que a autoestima dos surdos será beneficiada.

Exemplos de meios de Comunicação Alternativa

Um dos principais sistemas gráficos com esse objetivo é chamado de Símbolos de Comunicação Pictórica. Ele pode ser utilizado por pessoas de todas as idades, pois possui desenhos de fácil entendimento e leitura.

Outro meio é o vocalizador eletrônico, que contém teclas com imagens simbólicas. Ele emite mensagens audíveis, auxiliando aqueles que não conseguem entender a escrita. Dessa forma, várias mensagens podem ser gravadas e reproduzidas através de desenhos em forma de símbolos.

A Libras é, portanto, o meio mais difundido para quem possui deficiência auditiva. Através dos gestos visualizados, o indivíduo pode se comunicar sem a necessidade da voz audível. Isso porque há milhares de sinais disponíveis para permitir o aprendizado desse método de Comunicação Alternativa.

Visite o nosso site e saiba mais sobre os cursos de especialização da INACI, bem como as graduações e pós-graduações disponíveis. Fique por dentro dos mais variados assuntos para que você venha a alcançar o sucesso na sua profissão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome